Fique por dentro de tudo o que acontece no Colégio Oxigênios

Nossa horta orgânica.

A implementação de uma horta orgânica aqui em nosso Colégio, oferece uma oportunidade valiosa para enriquecer o conhecimento dos alunos de diversas maneiras:

1. *Educação Ambiental e Sustentabilidade:*
A horta orgânica permite que os alunos aprendam sobre práticas agrícolas sustentáveis ​​e o ciclo natural dos alimentos. Eles podem entender como a agricultura orgânica promove a saúde do solo, a conservação da água e a biodiversidade, ao mesmo tempo em que evita o uso de produtos químicos nocivos.

2. *Conexão com a Natureza e Alimentação Saudável:*
Trabalhar na horta oferece aos alunos uma conexão direta com a natureza. Eles podem aprender a cultivar alimentos, compreendendo o processo de plantio, crescimento e colheita. Isso promove uma apreciação mais profunda pela comida saudável e nutrição.

3. *Integração Curricular:*
A horta orgânica pode ser integrada a várias disciplinas curriculares, como biologia, química, geografia e até mesmo matemática (por exemplo, ao calcular o crescimento das plantas ou planejar o espaço da horta). Os alunos podem aprender sobre ecossistemas, ciclo de vida das plantas e impactos ambientais das práticas agrícolas.

4. *Desenvolvimento de Habilidades Práticas:*
Trabalhar na horta desenvolve habilidades práticas, como trabalho em equipe, responsabilidade, resolução de problemas e pensamento crítico. Os alunos também aprendem sobre planejamento e gestão de recursos ao cuidar da horta.

5. *Promoção da Saúde e Bem-Estar:*
A horta orgânica incentiva hábitos alimentares saudáveis, à medida que os alunos têm acesso a alimentos frescos e nutritivos cultivados localmente. Eles podem aprender sobre os benefícios de uma dieta equilibrada e o valor dos alimentos não processados.

6. *Conscientização sobre Sustentabilidade Alimentar:*
Ao cultivar alimentos de forma orgânica, os alunos podem refletir sobre questões relacionadas à segurança alimentar, agricultura urbana e importância da diversidade de cultivos para garantir a resiliência alimentar.

Em resumo, a horta orgânica oferece uma rica oportunidade educacional que vai além da sala de aula tradicional, capacitando os alunos com conhecimentos práticos e valores fundamentais para um futuro sustentável e saudável.